-
HERÁLDICA
O seu BRASÃO representa as armas e é composto por "escudo de prata, ondeado de verde, com pira de ouro, carregada de um galo negro, ousado, bicado, cristado, barbelado e membrado de vermelho, e, em ponta, de um livro de prata aberto, encadernado de vermelho, tendo brocante uma faca de vermelho encabada de negro e posta em barra. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro em maiúsculas: "MAR - ESPOSENDE"."
- (Diário da República, III Série, nº 169, de 24/07/1997)
A figura do galo deve-se à romaria em honra do santo padroeiro e que traz milhares de pessoas, no dia 24 de agosto, a visitar a freguesia, sendo motivo de orgulho e fé da população. O livro e espada são elementos que S. Bartolomeu carrega consigo. Desta forma, a imagem representada no brasão é o elemento mais estruturante e relevante da vida sócio-cultural de Mar.
O pé de água ondulante simboliza o mar e o tradicional "Banho Santo". O fundo verde representa os campos de cultivo e a encosta verdejante.
A BANDEIRA é "verde, com cordões e borlas deprata e verde. A haste e lança de ouro."
(Diário da República, III Série, nº 169, de 24/07/1997)
Estandarte para cerimónias e cortejos | Bandeira para hastear em edifícios |
O Selo (Selo Branco) está representado nos termos da Lei. É circular e ao centro está representado o brasão, sem a indicação dos metais e cores. Em volta, em círculos concêntricos, podemos ler "JUNTA DE FREGUESIA DE MAR - ESPOSENDE".
(Diário da República, III Série, nº 169, de 24/07/1997)